Instituto Pensar - “Casa de ferreiro, espeto de pau”: TCU absolve empresa que furtava conteúdo de concorrente para entregar ao Tribunal

“Casa de ferreiro, espeto de pau”: TCU absolve empresa que furtava conteúdo de concorrente para entregar ao Tribunal

por: José Jance Marques


Em uma votação que durou apenas 30 segundos, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) absolveu a empresa MyClipp (subsidiária da Knewin Inteligência) no processo 038.228/2019-0. A empresa teria sido flagrada usando material clipado por seus concorrentes em processos licitatórios e também para seus clientes com contratos já estabelecidos.

Segundo a denúncia apresentada pela empresa Linear Clipping, a MyClipp cooptou um de seus funcionários para acessar o banco de dados com as matérias de rádio e televisão das emissoras do Distrito Federal e teria entregado esse conteúdo para seus clientes na capital federal, entre eles o próprio TCU, com quem tem contrato desde 2016. Por não ter estrutura em Brasília para captar esse conteúdo, a empresa teria escolhido adquirir de forma ilegal o material para atender os clientes.

A denúncia contém conversas entre os funcionários da MyClipp e o ex-funcionário da Linear Clipping, além de laudos que comprovariam a identidade digital do conteúdo (uma espécie de código que identifica o computador em que os áudios e vídeos foram editados).

Ainda de acordo com a denúncia, a empresa estaria atuando dessa maneira desde 2016 e só parou quando foi flagrada em 2019, durante um processo licitatório.

Julgamento no TCU

O julgamento ocorreu no final de julho e o relator da matéria, ministro Augusto Sherman, entendeu que a prática não foi ilegal e seria corriqueira no setor de clipping. Durante a sessão, ele resumiu o processo em 20 segundos e seu relatório foi aproado em 10 segundos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=10595&v=OWMhPfOJwqg&feature=emb_title

O outro lado

A reportagem procurou a assessoria do TCU e da empresa MyClipp mas nenhum e-mail foi respondido até o fechamento da matéria.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: